Avaliação de parâmetros de hidratação após jogos de futebol de diferentes categorias

Autores

  • Daniel Barbosa Coelho Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Emerson Rodrigues Pereira Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Elisa Couto Gomes Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Leonardo Coelho Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Danusa Dias Soares Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Emerson Silami Garcia Univerisidade Federal de Minas Gerias. Centro de Excelência de Esporte. Escola de Educação Física e Fisioterapia. Belo Horizonte, MG. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n3p276

Resumo

Objetivo do presente estudo foi avaliar o padrão de hidratação e respostas termorregulatórias de jogadores de futebol de diferentes categorias ao longo de um jogo oficial. Participaram desse estudo jogadores de futebol das categorias sub-15 (N 36) e sub-17 anos (N 14). Os jogadores foram divididos em grupos de acordo com o tempo de atuação em nos jogos: grupo principal, o grupo parcial, grupo intermediário grupo controle. As respostas termorregulatórias decorrentes dos jogos e o estatus de hidratação foram determinados e comparados entre os grupos apresentados. Os grupos principal e parcial apresentaram maiores valores de consumo de água, perda de peso e taxa de sudorese em comparação aos grupos intermediário e controle (p<0,05). A diferença de peso pré e pós-jogo entre as categorias foi maior nos atletas da categoria sub17 em comparação com os atletas sub 15 no mesmo grupo (p<0,05). Conclui-se que um jogo de futebol foi capaz de alterar de forma significativa os parâmetros de hidratação dos jogadores de futebol tendo relação direta com o tempo de atuação em campo.

Downloads

Publicado

2012-05-03

Edição

Seção

Artigos Originais