Acessibilidade / Reportar erro

Morfologia do preparo de canais radiculares com limas nitiflex e flexofile

Morphological study of the preparation of root canals with nitiflex file and flexofile

Resumos

Comparou-se in vitro a eficiência do preparo manual de canais radiculares, valendo-se das limas Nitiflex e Flexofile, quando do emprego da técnica de preparo cérvico-apical. Foram utilizadas quarenta raízes mésio-vestibulares de molares superiores humanos extraídos. Os canais radiculares, uma vez preparados, foram moldados com material de impressão à base de silicone, e examinaram-se os modelos obtidos quanto à presença ou não de desvio apical, conicidade e superfície de preparo. Os resultados obtidos não exibiram diferenças estatisticamente significantes entre os dois tipos de instrumentos testados.

Endodontia; Tratamento do canal radicular; Instrumentos odontológicos


The aim of this study was to evaluate the effectiveness of root canal preparation with Nitiflex file and Flexofile. Forty mesio-buccal upper molar roots were used. After the preparation, the root canals were molded using an impression paste being then examined for the presence or absence of apical deviation, taper and surface. The results did not indicate any statistical difference between the use of the two types of instruments.

Endodontics; Root canal therapy; Dental instruments


Endodontia

Morfologia do preparo de canais radiculares com limas nitiflex e flexofile

Morphological study of the preparation of root canals with nitiflex file and flexofile

Hildeberto Francisco PESCE* * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.

João Marcelo Ferreira de MEDEIROS** * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.

Admilson CARRASCOZA*** * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.

Jacy SIMI JUNIOR*** * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.

PESCE, H. F.; MEDEIROS, J. M. F.; CARRASCOZA, A.; SIMI JUNIOR, J. Morfologia do preparo de canais radiculares com limas Nitiflex e Flexofile. Rev Odontol Univ São Paulo, v. 13, n. 3, p. 289-293, jul./set. 1999.

Comparou-se in vitro a eficiência do preparo manual de canais radiculares, valendo-se das limas Nitiflex e Flexofile, quando do emprego da técnica de preparo cérvico-apical. Foram utilizadas quarenta raízes mésio-vestibulares de molares superiores humanos extraídos. Os canais radiculares, uma vez preparados, foram moldados com material de impressão à base de silicone, e examinaram-se os modelos obtidos quanto à presença ou não de desvio apical, conicidade e superfície de preparo. Os resultados obtidos não exibiram diferenças estatisticamente significantes entre os dois tipos de instrumentos testados.

UNITERMOS: Endodontia; Tratamento do canal radicular, Instrumentos odontológicos.

INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA

O preparo do canal radicular representa uma das fases mais importantes da terapia endodôntica, tendo como objetivo a limpeza, a desinfecção e a obtenção de uma forma adequada, com superfície regular e ausência de desvio foraminal, o que possibilita melhor ajuste do material obturador14. Para tanto, há que se ter em conta o uso de técnica apropriada que permita este intuito.

Com vistas a isso, convém aclarar que além do emprego de uma técnica de preparo adequada, a escolha do instrumento merece consideração, levando-se em conta os portadores de maior flexibilidade e aqueles mais resistentes à torção.

Diversos instrumentos são indicados para esses casos. Dentre eles, destacam-se a lima Flexofile de aço inoxidável e, mais recentemente, a lima Nitiflex, confeccionada a partir de uma liga de níquel-titânio chamada Nitinol (Nickel-Titanium Naval Ordenance Laboratory)4.

BONNER3 (1992) demonstrou que o instrumento fabricado com liga níquel-titânio é mais flexível do que o fabricado em aço inoxidável em 500%, além de apresentar, como bem salientam WALIA; BRANTLEY; GERSTEIN17 (1988), maior resistência à fratura por torção. SERENE; ADAMS; SAXENA15 (1995) esclareceram que esta liga de níquel-titânio apresenta-se com percentuais atômicos entre 50% e 55% de níquel, tendo duas importantes propriedades, a saber, o chamado efeito memória de forma e superelasticidade. Quanto ao efeito memória de forma, esta liga é a única que passa de uma fase a outra (austenítica para martensítica), retornando a sua forma original (austenítica), uma vez removida a força. A superelasticidade permite ao instrumento retornar a sua forma original após sofrer carga de deformação, ao contrário de metais, como o aço inoxidável, que sofrem deformação permanente de forma. Estes instrumentos revelam uma flexibilidade extremamente superior às limas de aço inoxidável, o que possibilita que acompanhem as curvaturas do canal radicular com facilidade, dificultando o desvio apical e mantendo a forma original.

Nesse particular, diversos trabalhos têm sido realizados, o que vem demonstrar sua maior flexibilidade e maior resistência à torção.

A fim de investigar as propriedades de torção e flexibilidade, foram realizadas pesquisas com as limas Ni-Ti, detectando que tais instrumentos apresentavam flexibilidade duas a três vezes maior do que as limas de aço inoxidável, em decorrência de seu baixo módulo de elasticidade17. Relativamente à torção, sua maior resistência é atribuída à ductibilidade da liga, sendo mais evidente na torção horária.

Foram também comparadas no preparo manual com limas convencionais e de níquel-titânio, constatando-se ausência de desvio quando esta última era utilizada e, naquelas situações de sobreinstrumentação, a presença de desvio apenas ocorreu com as limas de aço inoxidável, embora, no grupo onde as limas Ni-Ti foram empregadas, o forame fosse alargado mas não transportado15. Ao analisar a morfologia do canal radicular, antes e após o preparo com estes instrumentos, verificou-se menor transporte na área da furca e ao nível das zonas de perigo, no início da curvatura.

Comparando estas propriedades em quatro instrumentos de níquel-titânio de diferentes fabricantes, CAMPS; PERTOT5 (1995) confirmaram que, tanto em torção como em flexibilidade, os instrumentos foram superiores à especificação da ANSI/ADA número 281,2, exceção feita ao instrumento número 40 da Maillefer e número 30 de Mac Spadden.

Visando a área seccional do instrumento, CAMPS; PERTOT; LEVALLOIS6 (1995) efetuaram testes de flexibilidade em três limas endodônticas confeccionadas em níquel-titânio e de diferentes áreas seccionais: quadrangular, triangular e triangular modificada com as arestas mais côncavas. Observaram que as limas de secção quadrangular apresentaram menor flexibilidade do que a triangular, que, por sua vez, foi menor do que as de secção triangular modificada, o que vem a confirmar que, a despeito das propriedades do aço, há uma relação direta com a sua área seccional e também com o seu diâmetro, uma vez que o aumento foi proporcional.

Valendo-se de limas de aço inoxidável e níquel-titânio, ROWAN et al.13 (1996) estudaram as propriedades de torção em ambos os sentidos, constatando que as primeiras fraturam a um grau de rotação maior no sentido horário, enquanto, para as segundas, tal fato ocorreu no sentido anti-horário; do ponto de vista estatístico, não houve diferença, uma vez que a força aplicada foi praticamente a mesma.

Nosso propósito foi avaliar a ocorrência de desvio apical, grau de conicidade e formato do preparo no emprego das limas Flexofile e Nitiflex, valendo-se da técnica de preparo cérvico-apical.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram selecionados quarenta molares superiores humanos, extraídos, cujas coroas apresentavam-se íntegras, restauradas ou com pouca destruição, e com curvatura radicular na raiz mésio-vestibular, mantidos em solução fisiológica salina.

Em prosseguimento, foi realizado o acesso e preparo da câmara pulpar com auxílio de brocas esféricas diamantadas (KG Sorenson) em alta rotação e de brocas de Batt (Maillefer) em baixa velocidade.

Neste momento, procedeu-se ao esvaziamento dos canais mésio-vestibulares com solução de hipoclorito de sódio a 1% e limas tipo K número 8 (Maillefer), retornando os dentes ao frasco para nova hidratação.

Em seguida, os dentes foram divididos em dois grupos de 20, sendo o grupo 1 instrumentado com limas Nitiflex (Maillefer) e, o grupo 2, com limas Flexofile (Maillefer).

Para ambos os grupos empregou-se a técnica de preparo cervical proposta por ESTRELA; PESCE; STEPHAN8 (1992), a saber:

  1. Exploração do canal radicular com limas de pequeno calibre (8, 10 e 15).

  2. Preparo do orifício de entrada do canal radicular com o emprego inicial de alargadores manuais números 1, 2 e 3 (Maillefer), com rotação em sentido horário e pressão em direção apical, seguindo-se o emprego de brocas de

    Batt (Maillefer) 12 e 14 em baixa rotação.

  3. Preparo do terço cervical com brocas de

    Gates-Glidden (Maillefer) números 1 e 2 em baixa rotação.

  4. Odontometria obtida por intermédio de instrumento de número 15, o qual era recuado em um milímetro, a partir do momento em que sua ponta atingisse o forame apical.

  5. Preparo do terço apical até o instrumento de número 30 e recuo anatômico com instrumentos de números 35 e 40.

Uma vez executado o preparo químico-mecânico, procedeu-se à secagem dos canais radiculares com auxílio de aspiração absoluta e secagem final com cones de papel absorvente e, externamente, com compressa de gaze hidrófila.

A seguir, os dentes foram submetidos à descalcificação em ácido clorídrico a 35%VI * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. por um período de 48 a 72 horas, obtendo-se, posteriormente, os modelos dos canais radiculares.

Finalmente, os modelos foram lavados em água corrente e observados com auxílio de lupa de 20 aumentos para constatação da presença ou não de desvio apical, formato e superfície.

Obtidos os dados, estes foram tabulados e submetidos à análise estatística pelo teste exato de Fisher.

RESULTADOS

Os resultados encontram-se expressos nas Tabelas 1, 2 e 3.

A Tabela 1 expressa em números e porcentagens os totais de dentes com desvio apical quando da utilização das limas Nitiflex e Flexofile.

A análise da referida tabela aponta para a lima Nitiflex e Flexofile índice de desvio apical que não apresentou significância estatística frente aos teste de Fisher.

A Tabela 2 apresenta os números e porcentagens dos totais de dentes com preparo contínuo e descontínuo quando da utilização das limas Nitiflex e Flexofile. Demonstrando que a técnica cérvico-apical proporcionou igualdade de resultados para o formato do preparo, não ocorrendo diferença estatisticamente significante no uso dos dois instrumentos.

A Tabela 3 apresenta os totais de dentes com superfície de preparo regular e irregular obtidas no emprego das limas Nitiflex e Flexofile. De acordo com esta tabela, a técnica cérvico-apical não determinou para as duas limas empregadas diferença estatisticamente significante.

DISCUSSÃO

O sucesso da terapia endodôntica está intimamente relacionado à habilidade de se conseguir correta modelagem e limpeza do sistema de canais radiculares.

Desta forma, processar-se-á a eliminação do material deletério e a obtenção de formato cilíndrico cônico uniforme e gradual, o que preenche as condições facilitadoras da inserção do material obturador, promovendo um selamento o mais hermético possível10,14.

Novas técnicas e instrumentos foram desenvolvidos e testados, dentre os quais ressaltam-se as limas de níquel-titânio. Com relação a estas últimas, cumpre considerar seu alto grau de flexibilidade, o que constitui, sem dúvida, um dado promissor em se tratando do preparo de canais radiculares curvos.

Assim, comparamos, em canais radiculares curvos, os resultados da instrumentação com este tipo de instrumento com os propiciados pelas limas Flexofile, de reconhecida flexibilidade11,12,16.

A técnica de instrumentação abrangeu o preparo cervical com recuo escalonado anatômico, que propicia melhor instrumentação manual dos terços médio e cervical e favorece a obtenção de conicidade mais uniforme, bem como menor ocorrência de desvio apical como demonstraram CARRASCOZA; PESCE7 (1994).

Convém ressaltar que a sensibilidade táctil dos instrumentos deu-se de maneira diferente, pois para as limas Flexofile pôde-se condicionar uma curvatura apical prévia, enquanto para as de níquel-titânio isto é impossível, de tal sorte que o instrumento, na medida em que penetra no canal radicular, vai-se acomodando às curvaturas presentes, dificultando a sensação sinestésica do direcionamento da curvatura.

Obtivemos, no presente trabalho, paridade de resultados quanto ao formato, superfície do preparo e desvio apical, sendo que as diferenças não foram estatisticamente significantes para estas variáveis. Constatou-se também baixíssima incidência de ocorrências indesejáveis nestes três parâmetros analisados (5% ou menos).

No que concerne à centralização do preparo, mostrou-se constante quando se utilizou a lima Nitiflex, que também requereu menor tempo de instrumentação, o que realça os achados de GAMBIL et al.9 (1996), valendo-se da tomografia computadorizada.

Ressalte-se que, durante a execução dos preparos endodônticos, não ocorreu fratura de instrumentos em nenhum dos grupos testados.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, podemos concluir que, relativamente à presença de desvio apical, formato e superfície do preparo, não foram observadas diferenças estatisticamente significantes quando comparadas as limas Nitiflex e Flexofile.

PESCE, H. F; MEDEIROS, J. M. F.; CARRASCOZA, A.; SIMI JUNIOR, J. Morphological study of the preparation of root canals with Nitiflex file and Flexofile. Rev Odontol Univ São Paulo, v. 13, n. 3, p. 289-293, jul./set. 1999.

The aim of this study was to evaluate the effectiveness of root canal preparation with Nitiflex file and Flexofile. Forty mesio-buccal upper molar roots were used. After the preparation, the root canals were molded using an impression paste being then examined for the presence or absence of apical deviation, taper and surface. The results did not indicate any statistical difference between the use of the two types of instruments.

UNITERMS: Endodontics; Root canal therapy; Dental instruments.

Recebido para publicação em 23/04/98

Enviado para reformulação em 18/08/98

Aceito para publicação em 16/02/99

  • 1
    AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Specification n. 28 for endodontic files and reamers. J Am Dent Assoc, v. 93, n. 4, p. 813-817, Oct. 1976.
  • 2
    AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Specification n. 28 for endodontic files and reamers. J Am Dent Assoc, v. 104, n. 4, p. 506, Apr. 1982.
  • 3
    BONNER, P. Endodontic technology overlooked by dentists. Dent Today, v. 11, n. 2, p. 32-35, Mar. 1992.
  • 4
    BUCHLER, W. J.; WANG, E. Effect of low-temperature phase on the mechanical properties of alloys near composition NiTi. J Appl Physiol, v. 34, n. 4, p. 1475-1477, Apr. 1963.
  • 5
    CAMPS, J. J.; PERTOT, W. J. Torsional and stiffness properties of nickel-titanium K files. Int Endod J, v. 28, n. 4, p. 239-243, July 1995.
  • 6
    CAMPS, J. J.; PERTOT, W. J.; LEVALLOIS, B. Relationship between file size and stiffness of nickel-titanium instruments. Endod Dent Traumatol, v. 11, n. 5, p. 270-273, Dec. 1995.
  • 7
    CARRASCOZA, A.; PESCE, H. F. Análise morfológica comparativa, em dentes humanos extraídos, de duas técnicas propostas para o preparo de canais radiculares curvos. Rev Odontol Univ São Paulo, v. 8, n. 1, p. 51-55, jan./mar. 1994.
  • 8
    ESTRELA, C.; PESCE, H. F.; STEPHAN, I. B. Proposição de uma técnica de preparo cervical para canais radiculares curvos. Rev Odontol Bras Central, v. 2, n. 4, p. 21-25, set. 1992.
  • 9
    GAMBIL, J. M.; ALDER, M.; DEL RIO, C. E. Comparison of Ni-Ti and stainless steel hand files use computed tomography. J Endod, v. 22, n. 7, p. 369-375, July 1996.
  • 10
    PAIVA, J. G.; ANTONIAZZI, J. H. Endodontia: bases para a prática clínica. 2. ed. São Paulo : Artes Médicas, 1991. 886 p.
  • 11
    PESCE, H. F.; CARRAS COZA, A.; MEDEIROS, J. M. F.; ESTRELA, C. et al. An in vitro evaluation of the effects of golden medium files on the preparation of curved canals. Rev Odontol UNICID, v. 8, n. 1, p. 25-29, jan./jun. 1996.
  • 12
    PESCE, H. F. et al. Análise morfológica da região apical de canais radiculares curvos após o preparo químico-mecânico em função do tipo e número do último instrumento. Rev Odontol USF, v. 10, n. 1, p. 79-84, jan./dez. 1992.
  • 13
    ROWAN, M. B.; NICHOLLS, J. I.; STEINER, J. Torsional properties of stainless steel and nickel-titanium endodontic files. J Endod, v. 22, n. 7, p. 341-345, July 1996.
  • 14
    SCHILDER, H. Cleaning and shaping the root canal. Dent Clin North Am, v. 18, n. 2, p. 269-296, Apr. 1974.
  • 15
    SERENE, T. P.; ADAMS, J. D.; SAXENA, A. Nickel-Titaniun instruments: applications in endodontics. St. Louis : Ishiyaku Euro America, 1995. 112 p.
  • 16
    SYDNEY, G. B. Análise comparativa em dentes humanos extraídos, mediante o emprego de técnica escalonada com recuo anatômico e plataforma radiográfica, do índice e ângulo do desvio apical em função do tipo e número do instrumento memória e da curvatura original dos canais radiculares São Paulo, 1993. 96 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.
  • 17
    WALIA, H.; BRANTLEY, W. A.; GERSTEIN, H. An initial investigation of the bending and torsional properties of a Nitinol root canal files. J Endod, v. 14, n. 7, p. 346-351, July 1988.
  • Endo PTC

    A instrumentação decorreu, para os dois grupos, na presença de creme de
    I * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. neutralizado com hipoclorito de sódio a 1%
    II * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. , seguindo-se, ao final do preparo, irrigação e aspiração com associação detergente
    III * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. e anti-séptico
    IV * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. , quando então os dentes retornavam ao seu frasco de origem.
  • Depois disso, executou-se a moldagem dos canais radiculares com material de impressão à base de silicone
    V * Professor Titular (in memorian). ** Professor Titular, *** Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco. I Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. II Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. III Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul. IV Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda. V Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen. VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo. , valendo-se de seringa apropriada e aspiração concomitante pelo forame com bomba a vácuo.
  • *
    Professor Titular (in memorian).
    **
    Professor Titular,
    ***
    Professor Adjunto - Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco.
    I Endo PTC A instrumentação decorreu, para os dois grupos, na presença de creme de I neutralizado com hipoclorito de sódio a 1% II, seguindo-se, ao final do preparo, irrigação e aspiração com associação detergente III e anti-séptico IV, quando então os dentes retornavam ao seu frasco de origem.
    Endo PTC - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.
    II Endo PTC A instrumentação decorreu, para os dois grupos, na presença de creme de I neutralizado com hipoclorito de sódio a 1% II, seguindo-se, ao final do preparo, irrigação e aspiração com associação detergente III e anti-séptico IV, quando então os dentes retornavam ao seu frasco de origem. Solução de hipoclorito de sódio a 1% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.
    III Endo PTC A instrumentação decorreu, para os dois grupos, na presença de creme de I neutralizado com hipoclorito de sódio a 1% II, seguindo-se, ao final do preparo, irrigação e aspiração com associação detergente III e anti-séptico IV, quando então os dentes retornavam ao seu frasco de origem.
    Tergensol - Laboratório Inodon. Rio Grande do Sul.
    IV Endo PTC A instrumentação decorreu, para os dois grupos, na presença de creme de I neutralizado com hipoclorito de sódio a 1% II, seguindo-se, ao final do preparo, irrigação e aspiração com associação detergente III e anti-séptico IV, quando então os dentes retornavam ao seu frasco de origem.
    Furacin solução - Laboratório Eaton do Brasil Ltda.
    V Depois disso, executou-se a moldagem dos canais radiculares com material de impressão à base de silicone V, valendo-se de seringa apropriada e aspiração concomitante pelo forame com bomba a vácuo.
    Xantopren VL Plus - Bayer Dental Indústria Comércio Ltda. Leverkusen.
    VI Solução de ácido clorídrico a 35% - Botica Veado D'ouro Ltda. São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Dez 1999
    • Data do Fascículo
      Jul 1999

    Histórico

    • Revisado
      18 Ago 1998
    • Recebido
      23 Abr 1998
    • Aceito
      16 Fev 1999
    Universidade de São Paulo Avenida Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal 8216, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil, Tel.: (55 11) 3091-7861, Fax: (55 11) 3091-7413 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: pob@edu.usp.br