Acessibilidade / Reportar erro

Efeito das limas pré-curvadas e retas no ângulo de curvatura de canais radiculares

Effects of pre-curved and straight files on the curvature angle of simulated root canals

Resumos

Buscou-se avaliar, após o preparo químico-cirúrgico, a modificação do ângulo de curvatura de canais radiculares simulados, confeccionados em blocos de resina epóxica com curvaturas de 35 graus, instrumentados acorde técnica seriada de Paiva & Antoniazzi, usando-se limas tipo K e Flexofile pré-curvadas e retas e limas Nitiflex. Os resultados mostraram que a menor alteração da curvatura foi provocada pela lima Flexofile pré-curvada, seguida da lima Nitiflex e da lima tipo K pré-curvada. Os canais instrumentados com lima tipo K e Flexofile retas mostraram as maiores deformações angulares. A pré-curvatura influencia na deformação dos canais, uma vez que houve diferenças estatísticas significantes entre os valores obtidos pelas limas Flexofile e tipo K pré-curvada ou não.

Instrumentos odontológicos; Endodontia; Cavidade da polpa dentária


Chemical-surgical preparation (C.S.P.) is responsible for shaping and cleaning the root canal, being these the main requirements for a correct filling procedure. Therefore, this study attempted to evaluate the change of curvature angle of simulated root canals after chemical-surgical preparation. These root canals were made in blocks of epoxy resin with curvatures of 35 degrees, and instrumented according to the serial technique of Paiva and Antoniazzi, using type-K files, Flexofile files (pre-curved and straight) and Nitiflex files. The results showed that the smallest alteration in curvature was caused by the pre-curved Flexofile files, followed by Nitiflex files and pre-curved type-K files. The root canals instrumented with straight type-K and Flexofile files showed the largest deformation in curvature. The pre-curvature of the files affects the deformation of the root canals, presenting statistically significant differences between the results obtained with straight and pre-curved Flexofile and type-K files.

Dental instruments; Endodontics; Dental pulp cavity


Efeito das limas pré-curvadas e retas no ângulo de curvatura de canais radiculares* * Resumo de Dissertação de Mestrado. ** Doutoranda, *** Professor Doutor e **** Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP.

Effects of pre-curved and straight files on the curvature angle of simulated root canals

Suely Maria Santos LAMARÃO** * Resumo de Dissertação de Mestrado. ** Doutoranda, *** Professor Doutor e **** Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP.

Marcelo dos SANTOS*** * Resumo de Dissertação de Mestrado. ** Doutoranda, *** Professor Doutor e **** Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP.

João Humberto ANTONIAZZI**** * Resumo de Dissertação de Mestrado. ** Doutoranda, *** Professor Doutor e **** Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP.

LAMARÃO, S. M. S.; SANTOS, M.; ANTONIAZZI, J. H. Efeito das limas pré-curvadas e retas no ângulo de curvatura de canais radiculares. Rev Odontol Univ São Paulo, v. 12, n. 4, p. 361-365, out./dez. 1998.

Buscou-se avaliar, após o preparo químico-cirúrgico, a modificação do ângulo de curvatura de canais radiculares simulados, confeccionados em blocos de resina epóxica com curvaturas de 35 graus, instrumentados acorde técnica seriada de Paiva & Antoniazzi, usando-se limas tipo K e Flexofile pré-curvadas e retas e limas Nitiflex. Os resultados mostraram que a menor alteração da curvatura foi provocada pela lima Flexofile pré-curvada, seguida da lima Nitiflex e da lima tipo K pré-curvada. Os canais instrumentados com lima tipo K e Flexofile retas mostraram as maiores deformações angulares. A pré-curvatura influencia na deformação dos canais, uma vez que houve diferenças estatísticas significantes entre os valores obtidos pelas limas Flexofile e tipo K pré-curvada ou não.

UNITERMOS: Instrumentos odontológicos; Endodontia; Cavidade da polpa dentária.

INTRODUÇÃO

A desinfecção e modelagem são realizadas através do emprego de substâncias químicas e instrumentos que, concomitantemente, propiciam a criação de um canal cirúrgico, com forma afunilada, procurando respeitar a anatomia radicular (PAIVA; ANTONIAZZI12, 1988). Os dentes portadores de curvaturas radiculares representam um problema na terapia endodôntica, porque a característica anatômica desses canais tende a dificultar a ação do instrumento em seu interior, podendo provocar desvios em sua trajetória, deformação, fratura ou outros acidentes. Para que tal fase se processe, várias técnicas como as de PAIVA; ANTONIAZZI 12, 1988; WEINE et al.20, 1970, entre outras, foram e estão sendo criadas e introduzidas na operatória endodôntica, buscando-se uma interação entre instrumento e instrumentação que resulte em maior facilidade e segurança durante a modelagem do canal radicular. Desta forma, os instrumentos devem ter propriedades físico-químicas que aumentem a eficiência no corte, flexibilidade e resistência à fratura, de forma a permitir uma atuação segura e que respeite a anatomia prévia (CAMPS; PERTOT4, 1995; ESPOSITO; CUNNINGHAM7, 1995). A busca de um instrumento com melhores propriedades continua sendo alvo de pesquisas dentro da Endodontia (D'SOUZA et al.6, 1995; SANTOS15, 1994).

Instrumentos confeccionados a partir de ligas de níquel-titânio (WALIA et al.18, 1988 ) vêm sendo estudados como prováveis substitutos dos instrumentos de aço inoxidável pelas características como grande flexibilidade, maior resistência à fratura e poder de corte (HIMEL et al.10,1995; SAMYN et al.14,1996 ).

A necessidade de confirmar ou não tal suposição faz com que estudos sejam realizados para que se verifique o comportamento das limas de níquel-titânio, comparando-as com as de aço inoxidável. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar a modificação do ângulo de curvatura após preparo químico-cirúrgico (PQC), executado acorde técnica seriada de PAIVA; ANTONIAZZI12, 1988, com limas tipo K e Flexofile pré-curvadas ou não e limas Nitiflex.

MATERIAL E MÉTODO

Os materiais e instrumentos usados neste estudo foram:

a)limas tipo K (Maillefer);

b)limas Flexofile (Maillefer);

c)limas Nitiflex (Maillefer);

d)canais simulados confeccionados em resina epóxica com curvaturas aproximadas a 35 graus, segundo técnica de Schneider17 (1971) (Figura1);

e)projetor de Perfil PJ 3000 (Mitutoyo).


Os canais simulados foram identificados e levados ao perfilômetro para medir o ângulo de curvatura antes da instrumentação. O canal simulado era centralizado sobre uma placa de vidro fazendo com que a linha correspondente à união entre a abscissa e a ordenada (ponto zero) coincidisse com o início da curvatura do lado externo. O aparelho era então movimentado de modo que a abscissa alcançasse o ápice do mesmo lado, informando então o valor do ângulo de curvatura (Figura 2).


Instrumentação dos canais

Os 90 canais foram divididos em 5 grupos e instrumentados segundo técnica seriada de PAIVA; ANTONIAZZI12 (1988): grupo I = 20 canais instrumentados com limas tipo K pré-curvadas; grupo II = 20 canais instrumentados com limas Flexofile pré-curvadas; grupo III = 30 canais instrumentados com limas Nitiflex; grupos IV e V = 10 canais cada, instrumentados respectivamente com limas tipo K e Flexofile retas. Para todos os grupos, o último instrumento apical foi de # 35. Concluído o PQC, os canais foram levados ao perfilômetro para medida final do ângulo de curvatura, adotando-se os mesmos critérios da primeira verificação. O valor do ângulo de curvatura de cada canal após o PQC foi subtraído do valor original antes do preparo, obtendo-se a variação angular. Assim determinou-se o índice percentual da distorção angular (IPD) segundo a fórmula:

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Conforme expresso na Tabela 1, o menor valor médio percentual de distorção angular 13,28, foi apresentado pelo grupo II (FC); seguindo-se 17,45 no grupo III (NR); 22,16 no grupo I (KC); 31,33 no grupo IV (KR); e 35,27 no grupo V (FR).

Uma análise geral dos resultados demonstra claramente que todos os instrumentos com maior ou menor intensidade alteraram a curvatura dos canais, fato verificado, entre outros, por ALODEH; DUMMER1, 1989.

Na Tabela 2, nota-se que a diferença existente entre os grupos II e I, II e IV, II e V é significante ao nível de P5%, sendo favorável para o grupo II, onde a lima Flexofile pré-curvada promoveu menor distorção do que limas Ni-Ti, tipo K retas e Flexofile retas. AL-OMARI et al.2 (1992), da mesma forma, obtiveram menor alteração na curvatura de canais empregando instrumentos de aço inoxidável pré-curvados. Ainda na Tabela 2, confrontando-se dois a dois os grupos II e III, I e III, verifica-se que os resultados obtidos não foram significantes do ponto de vista estatístico, fato observado também por GLOSSON; HALLER9 (1995) e ESPOSITO; CUNNINGHAM7 (1995). O mesmo ocorreu com instrumentos de aço inoxidável sem pré-curvatura. É o caso da comparação entre os grupos IV e V, que apresentavam os maiores índices de deformação. A necessidade e importância de pré-curvar o instrumento para realizar o PQC completo foi comprovada neste experimento e em inúmeros trabalhos como os de WEINE et al.20 (1970) e ROANE et al.13 (1985), entre outros.

É evidente a importância da maior flexibilidade dos instrumentos no controle da variação angular durante o PQC de canais curvos, contudo, instrumentos de aço inoxidável, como as limas Flexofile, se usados corretamente, executando-se a pré-curvatura, mesmo numa técnica seriada convencional, mostram-se ainda com desempenho semelhante àqueles fabricados mais recentemente, como os de níquel-titânio.

CONCLUSÕES

  1. Lima

    Flexofile pré-curvada determinou menor deformação angular do canal simulado, seguida da lima

    Nitiflex e tipo

    K pré-curvada;

  2. os canais instrumentados com limas

    Flexofile e tipo

    K retas mostraram as maiores deformações angulares;

  3. a pré-curvatura das limas de aço inoxidável teve influência determinante na menor deformação dos canais, já que houve diferenças estatísticas significantes entre os valores da deformação angular obtidos pelas limas

    Flexofile e tipo

    K pré-curvadas com as retas.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à Maillefer, por ter cedido as limas utilizadas nesta pesquisa.

LAMARÃO, S. M. S.; SANTOS, M.; ANTONIAZZI, J. H. Effects of pre-curved and straight files on the curvature angle of simulated root canals. Rev Odontol Univ São Paulo, v. 12, n. 4, p. 361-365, out./dez. 1998.

Chemical-surgical preparation (C.S.P.) is responsible for shaping and cleaning the root canal, being these the main requirements for a correct filling procedure. Therefore, this study attempted to evaluate the change of curvature angle of simulated root canals after chemical-surgical preparation. These root canals were made in blocks of epoxy resin with curvatures of 35 degrees, and instrumented according to the serial technique of Paiva and Antoniazzi, using type-K files, Flexofile files (pre-curved and straight) and Nitiflex files. The results showed that the smallest alteration in curvature was caused by the pre-curved Flexofile files, followed by Nitiflex files and pre-curved type-K files. The root canals instrumented with straight type-K and Flexofile files showed the largest deformation in curvature. The pre-curvature of the files affects the deformation of the root canals, presenting statistically significant differences between the results obtained with straight and pre-curved Flexofile and type-K files.

Uniterms: Dental instruments; Endodontics; Dental pulp cavity.

Recebido para publicação em 13/11/97

Reformulado em 16/09/98

Aceito para publicação em 21/11/98

  • 1
    ALODEH, M. H. A.; DUMMER, P. M. H. A comparison of the ability of K files and Hedström files to shape simulated root canals in resin blocks. Int Endod J, v. 22, n. 5, p. 226-235, Sept. 1989.
  • 2
    AL-OMARI, M. A. O.; DUMMER, P. M. H.; NEWCOMB, R. G. Comparison of six files to prepare simulated root canals. Part 1. Int Endod J, v. 25, n. 1, p. 57-66, Mar. 1992.
  • 3
    AL-OMARI, M. A. O.; DUMMER, P. M. H.; NEWCOMB, R. G.; DOLLER, R.; HARLES, F. Comparison of six files to prepare simulated root canals. Part 2. Int Endod J, v. 25, n. 2, p. 67-81, Mar. 1992.
  • 4
    CAMPS, J. J.; PERTOT, W. J. Torsional and stiffness properties of nickel titanium K files. Int Endod J, v. 28, n. 5, p. 239-243, Sept. 1995.
  • 5
    CIMIS, G. M.; BOYER, T. J.; PELEU, J. G. B. Effect of three file typs on the apical preparations of moderately curved canals. J Endod, v. 14, n. 9, p. 441-444, Sept. 1988.
  • 6
    D'SOUZA, J. E.; WALTON, R. E.; MAXINER, D. Cross-sectional configuration of endodontic files compared with manufacturer's design. J Endod, v. 21, n. 12, p. 599-602, Dec. 1995.
  • 7
    ESPOSITO, P. T.; CUNNINGHAM, C. A comparison of canal preparation with nickel titanium and stainless steel instruments. J Endod, v. 21, n. 4, p. 173-176, Apr. 1995.
  • 8
    FAUCHARD, P. Le chirurgien-dentiste traité des dents, 2. ed. Paris : Pierre-Jean Marriette, 1746. V. 1, 494 p.
  • 9
    GLOSSON, C. R.; HALLER, R. H. A comparison of root canal preparations using niti hand, niti engine driver and K-flex endodontic instruments. J Endod, v. 21, n. 3, p. 146-151, Mar. 1995.
  • 10
    HIMEL, V. T.; AHMED, K. M.; WOOD, D. M.; ALHADAINY, H. A. An evaluation of nitinol and stainless steel files used by dental students during a laboratory proficiency exam. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, v. 79, n. 2, p. 232-237, Feb. 1995.
  • 11
    MULLANEY, T. P. Instrumentation of curved canals. Dent Clin North Am, v. 23, n. 4, p. 575-592, Oct. 1979. 
  • 12
    PAIVA, J. G.; ANTONIAZZI, J. H. Endodontia: bases para a prática clínica. 2 ed. São Paulo : Artes Médicas, 1988. 886 p.
  • 13
    ROANE, J. B.; SABALA, C. L.; DUNCANSON Jr., M. G. The Balanced Force concept for instrumentation of curved canals. J Endod, v. 11, n. 5, p. 203-211, May 1985.
  • 14
    SAMYN, J. A.; NICHOLLS, J. I.; STEINER, J. C. Comparison of stainless steel and nickel titanium instruments in molar root canal preparation. J Endod, v. 22, n. 4, p. 177-181, Apr. 1996.
  • 15
    SANTOS, M. Avaliação comparativa do comportamento, diante de ensaio de torção, de limas endodônticas de diferentes tipos, marcas e números submetidos ou não a um tratamento térmico recristalizador. São Paulo, 1994. 76 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.
  • 16
    SCHILDER, H. Canal debridment and desinfection. In: COHEN, S.; BURNS, R. C. Pathways of the pulp Saint Louis : Mosby, 1976. Part I, p. 111-133.
  • 17
    SCHNEIDER, S. W. A comparison of canal preparation in straight and curved root canals. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, v. 32, n. 2, p. 271-275, Aug. 1971.
  • 18
    WALIA, H.; BRANTLEY, W. A.; GERSTEIN, H. An initial investigation of the bending and torsinal properties of nitinol root canal file. J Endod, v. 14, n. 7, p. 346-351, July 1988.
  • 19
    WEINE, F. S.; KELLY, R. F.; LIO, P. J. The effect of preparation procedures on original canal shape and on apical foramen shape. J Endod, v. 1, n. 8, p. 255-262, Aug. 1975.
  • 20
    WEINE, F. S.; HEALEY, H. J.; GERSTEIN, H.; EVANSON, L. Pre-curved files and incremental instrumentation for root canal enlargement. J Can Dent Assoc, v. 36, n. 4, p. 155-157, Apr. 1970.
  • *
    Resumo de Dissertação de Mestrado.
    **
    Doutoranda,
    ***
    Professor Doutor e

    ****

    Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Nov 1999
    • Data do Fascículo
      Out 1998

    Histórico

    • Aceito
      21 Nov 1998
    • Revisado
      16 Set 1998
    • Recebido
      13 Nov 1997
    Universidade de São Paulo Avenida Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal 8216, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil, Tel.: (55 11) 3091-7861, Fax: (55 11) 3091-7413 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: pob@edu.usp.br