Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da depressão infantil em alunos da pré-escola

The assessment of depression in preschool children

Resumos

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar depressão em alunos da pré-escola através da Escala de Sintomatologia Depressiva para Professores (ESDM-P). A amostra foi composta por 345 alunos da pré-escola, com idade média de 5,6 anos (dp=0,96), de ambos os sexos. Com as respostas dos professores fornecidas à ESDM-P, foi organizado um banco de dados. As análises revelaram que 3,9% das crianças deste estudo apresentavam prevalência à depressão.

Depressão infantil; avaliação psicológica; ESDM-P


The objective of this study was to assess depression in preschool children with the Childhood Depression Scale for Teachers. A random sample of 345 children with an mean age of 5,6 years (sd=0,96), of both sexes, was used. A data bank was organized with the teachers’ responses to the ESDM-P. The analysis of the data revealed that 3,9% of the children presented a tendency to depression.

Childhood depression; psychological assessment; ESDM-P


Avaliação da depressão infantil em alunos da pré-escola

Wagner Bandeira Andriola12 1 Pesquisa conjunta realizada entre o Laboratório de Pesquisas em Avaliação e Medida Psico-Educa-cional (LABPAM/UFC) e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (sob a coordenação local dos Professores Mardônio Rique Dias e Wagner Bandeira Andriola); Premiado como melhor trabalho em Avaliação Psicopedagógica no XXVI Encontro de Iniciação Científica (IC/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997. 2 Endereço para correspondência: Calle Chinchilla, 1, Piso 5º, Puerta 8, CEP 28013, Madrid, Espanha. E-mail: andriola@mixmail.com 3 Notação: e = erro de estimativa; za / 2 = valor absoluto dos limites da área na distribuição normal reduzida correspondente à confiança de 95%; n = tamanho da amostra utilizada no estudo; s 2 = valor máximo da variância na população. 4 Por respeito aos direitos autorais sobre a ESDM-P são apresentados apenas três exemplos de itens utilizados.

Luanna Rodrigues Cavalcante

Universidade Federal do Ceará

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar depressão em alunos da pré-escola através da Escala de Sintomatologia Depressiva para Professores (ESDM-P). A amostra foi composta por 345 alunos da pré-escola, com idade média de 5,6 anos (dp=0,96), de ambos os sexos. Com as respostas dos professores fornecidas à ESDM-P, foi organizado um banco de dados. As análises revelaram que 3,9% das crianças deste estudo apresentavam prevalência à depressão.

Palavras-chave: Depressão infantil; avaliação psicológica; ESDM-P.

The assessment of depression in preschool children

Abstract

The objective of this study was to assess depression in preschool children with the Childhood Depression Scale for Teachers. A random sample of 345 children with an mean age of 5,6 years (sd=0,96), of both sexes, was used. A data bank was organized with the teachers’ responses to the ESDM-P. The analysis of the data revealed that 3,9% of the children presented a tendency to depression.

Keywords: Childhood depression; psychological assessment; ESDM-P.

Apesar de inexistir uma definição consensual acerca da depressão infantil, pode-se afirmar que se trata de uma perturbação orgânica que envolve variáveis biológicas, psicológicas e sociais (Adànez, 1995). Do ponto de vista biológico, a depressão é encarada como uma possível disfunção dos neurotransmissores devido à herança genética, a anormalidades e/ou falhas em áreas cerebrais específicas. Trata-se da depressão classificada como endógena, ou seja, aquela geneticamente transmitida. Desde a perspectiva psicológica, a depressão pode estar associada a algum aspecto comprometido da personalidade, baixa auto-estima e autoconfiança. No âmbito social, a depressão pode ser vista como uma inadaptação ou um apelo ao socorro, bem como uma possível conseqüência da violentação de mecanismos culturais, familiares, escolares, etc. (Barreto, 1993). As variáveis psicológicas e sociais caracterizam a depressão classificada como exógena, ou seja, a que é resultante de problemas psicológicos e/ou ambientais (Amaral & Barbosa, 1990).

Segundo Nissen (1983), os principais comportamentos que caracterizam a depressão infantil são: 1) o humor disfórico, 2) a autodepreciação, 3) a agressividade ou a irritação, 4) os distúrbios do sono, 5) a queda no desempenho escolar, 6) a diminuição da socialização, 7) a modificação de atitudes em relação à escola, 8) a perda da energia habitual, do apetite e/ou peso. De acordo com Shaver e Brennan (1992), para a apresentação de um diagnóstico preciso da depressão infantil é necessário considerar que: 1) pelo menos quatro desses sintomas estejam presentes no repertório de comportamentos da criança, 2) por um período mínimo de tempo equivalente a duas semanas anteriores à avaliação.

É necessário atentar para o fato de que, quanto mais problemas de comportamento (sintomas) a criança apresentar, maior será a probabilidade de um desenvolvimento atípico, visto que a depressão poderá interferir nas atividades associadas à cognição e à emoção. Ocorre que, quando tal criança não é tratada a tempo, poderá desenvolver padrões de comportamento que se tornam resistentes a mudanças. Em casos específicos, quando a criança apresenta um quadro de certa gravidade, recomenda-se um tratamento medicamentoso e/ou psicoterápico, devido, principalmente, à presença de comportamentos e/ou pensamentos ligados ao suicídio (Amaral & Barbosa, 1990).

Pesquisas sobre a Depressão Infantil

Segundo Lopes, Machado, Pinto, Quintas e Vaz (1994) o estudo sistemático da depressão infantil é muito recente. Tal fato deve-se, em parte, às concepções teóricas vigentes até então, que associavam a depressão a certas características de personalidade do sujeito. Por exemplo, Shulter-Brandt e Raskin (1996, citados por Moreira, 1996) destacavam que, pelo fato das estruturas componentes da personalidade da criança não estarem maduras o suficiente, havia a impossibilidade de vivência de variações extremas de humor! Contudo, durante a década de 70 e depois do IV Congresso da União Européia de Psiquiatras Infantis, realizado em Estocolmo, obteve-se como resultado "a concepção de que a depressão em crianças e adolescentes compreendia uma significativa posição dentro das desordens mentais em pedopsiquiatria" (Moreira, 1996, p.72).

Mais recentemente, estudos têm fornecido dados apontando que o fenômeno da depressão infantil é muito mais freqüente do que se possa imaginar. Segundo a American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (1996), cerca de cinco por cento (5%) das crianças e adolescentes da população geral possuem um grau significante de depressão.

Foi exatamente com essa preocupação que Domènech e Polaino-Lorente (1990) elaboraram uma escala denominada de Escala de Sintomatologia Depressiva para Maestros (ESDM-P) objetivando identificar sintomas associados à depressão infantil. Assim, com informações fornecidas pelos professores, através do uso dessa escala, pretende-se detectar a sintomatologia depressiva infantil no ambiente escolar, ressaltando-se que tais informações não servem como um diagnóstico clínico (Dias, Barbosa, Gaião & Di Lorenzo, 1996).

No Brasil, o estudo efetivado por Dias e colaboradores (1996) com a ESDM (instrumento paralelo à ESDM-P mas destinado aos alunos de faixas etárias mais elevadas), teve como objetivos a determinação da validade, da precisão e a elaboração de normas para apuração dos resultados. Através da aplicação da análise fatorial visando a determinação da validade de construto, foram extraídos dois fatores que explicaram conjuntamente 31,20% da variância total dos escores. O Fator I (dificuldade sócio-escolar) foi responsável pela explicação de 21,5% e o Fator II (depressão) por 9,7%. O índice de prevalência encontrado para a amostra de infantes, constituída por 290 alunos com idade média de 10 anos (dp=1,46) para o sexo masculino e 10,1 anos (dp=1,57) para o grupo feminino, foi da ordem de três por cento (3%). Diante desses resultados, a conclusão que os autores chegaram diz respeito: a) à importância da utilização da ESDM-P como instrumento adicional no diagnóstico da depressão infantil, e b) à existência de um número significativo de sujeitos que apresentaram sintomas ligados à depressão infantil, considerando a amostra estudada.

Em outro estudo, utilizando o Children Depression Inventory (CDI), Barbosa, Dias, Gaião e Di Lorenzo (1996) realizaram a validação do instrumento, a elaboração de normas para a apuração dos dados e a determinação do índice de prevalência da depressão infantil, no intuito de verificar a similitude de dados com relação aos sintomas entre indivíduos de grandes cidades (meio urbano) e do meio rural (interior). A análise da consistência interna dos 27 itens do CDI realizada através do Teste U de Mann-Whitney revelou que apenas dezessete itens apresentaram consistência interna, ou seja, eram capazes de discriminar os respondentes que possuíam sintomatologia depressiva dos que não possuíam. Posteriormente, uma análise fatorial corrobora a avaliação da consistência interna do CDI, através da extração de um fator composto por dezessete itens e com valor próprio (eigenvalue) de 3,75, explicando cerca de 14,5% da variância total dos escores. A precisão foi determinada através do alpha (a ) de Cronbach, sendo o seu valor de 0,68. A distribuição normativa foi obtida adotando-se como ponto de corte o valor 14, que corresponde a dois desvios-padrões acima da média. Dessa forma, os resultados indicaram que a prevalência para a depressão foi da ordem de 6%. Nesse estudo, chegou-se à conclusão da necessidade de traçar um perfil epidemiológico da depressão, dada a alta freqüência de ocorrência desse fenômeno na população infantil pesquisada.

Na pesquisa de Gouveia, Barbosa, Almeida e Gaião (1995), cujo objetivo foi a adaptação do Children Depression Inventory (CDI) para a cidade de João Pessoa (PB), chegou-se à conclusão de que o CDI tem parâmetros psicométricos aceitáveis, sendo útil para a identificação de crianças com sintomas indicativos de prevalência à depressão. As fases desenvolvidas nesse estudo foram: 1) tradução do instrumento; 2) avaliação da estrutura fatorial (o CDI pode ser representado por um fator de 18 itens com cargas fatoriais de +/- 0,35, com valor próprio de 3,63, que explica 13,4% da variância total dos escores e cuja consistência interna, alpha de Cronbach, foi de 0,8); 3) avaliação da influência das variáveis sexo, idade, tipo de escola e escolaridade sobre os escores dos respondentes (nenhuma dessas variáveis estudadas influenciaram significativamente os escores); e, 4) elaboração de normas diagnósticas (adotando o critério de dois desvios-padrão acima da média, obteve-se um ponto de corte de valor 17).

De acordo com os estudos mencionados, que revelaram ser a depressão um fenômeno freqüente entre a população infantil, pesquisas que objetivem a sua avaliação devem ser incentivadas. Também devem ser encorajados os trabalhos que objetivem a adaptação de instrumentos de medida psicológica à nossa realidade, proporcionando, assim, a utilização de testes válidos para a nossa população (Andriola, 1996).

Dessa maneira, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar as crianças da pré-escola utilizando a Escala de Sintomatologia Depressiva para Professores (ESDM-P), visto que esse instrumento de medida psicológica já foi adaptado para um contexto semelhante ao de Fortaleza (Dias e colaboradores, 1996).

Relevância da avaliação da depressão infantil em pré-escolares

Conforme afirmam Barbosa e Lucena (1995), a escola é um local bastante favorável à realização de estudos epidemiológicos em crianças. O comportamento depressivo na infância ocorrerá, muito provavelmente, no contexto educacional, sendo o baixo rendimento escolar um dos primeiros sinais do surgimento de um possível quadro depressivo.

Também deve ser ressaltada a importância do diagnóstico para a família da criança, visto que a depressão pode acarretar problemas no seu repertório comportamental, variando desde extrema irritabilidade à obediência excessiva, podendo ainda ocorrer uma instabilidade significativa com relação a esses comportamentos (Barbosa & Lucena, 1995).

Outro fator relevante é apresentado por Milavic (1985), segundo o qual, as crianças que possuem pais depressivos parecem ser mais propensas a desenvolver a depressão, pois além da provável imitação dos comportamentos depressivos dos pais (gerando assim, a depressão denominada exógena), há também a possibilidade da herança genética (que caracteriza a depressão endógena).

Um terceiro fator que se sobressai está associado aos padrões de comportamentos que podem se tornar mais resistentes a mudanças. O diagnóstico precoce revela-se, assim, imprescindível para que os comportamentos relacionados com a depressão possam ser mais facilmente tratados e/ou modificados. É exatamente nesse processo que se sobressai a importância de utilização de instrumentos válidos para a população a ser avaliada (Andriola, 1995).

Diante desses fatores, há de ser ressaltada a relevância da execução de um processo de avaliação da depressão infantil em pré-escolares da cidade de Fortaleza (CE), principalmente quando não existem dados sobre o fenômeno em questão.

Método

Participantes

A amostra foi composta de 345 crianças pré-escolares da cidade de Fortaleza (CE), com idade média de 5,6 anos (dp=0,96), sendo a maioria de meninas (50,4%), de escolas particulares (59,1%) e do turno da manhã (63,5%). A idade média das meninas foi de cinco anos (dp=0,87) enquanto a dos meninos foi de 5,13 (dp=1,05). Para a comprovação da representatividade amostral, determinou-se o tamanho do erro cometido ao utilizar-se 345 respondentes (Conboy, 1995). Segundo Trompieri Filho, Nóbrega e Andriola (1995), para tal cálculo duas suposições, pelo menos, têm que ser feitas: a) a variável medida (depressão) pode ser dicotomizada, isto é, os sujeitos têm depressão ou não; b) a variância máxima da variável medida assume o valor 0,25. Como decorrência desses pressupostos, adotou-se o intervalo de confiança de 95%, isto é, a =0,05. Aplicando esses valores na fórmula

há garantia de representatividade da amostra estudada e, portanto, de que os resultados podem ser generalizados para a população (Conboy, 1995).

Instrumento

A ESDM-P é um instrumento de medida da depressão infantil composto por 22 itens seguidos por uma escala tipo Likert variando de 1 (quase nunca) a 3 (quase sempre), cuja apuração é objetiva e realizada através da soma dos escores das respostas (vide Anexo A Anexo A )4 1 Pesquisa conjunta realizada entre o Laboratório de Pesquisas em Avaliação e Medida Psico-Educa-cional (LABPAM/UFC) e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (sob a coordenação local dos Professores Mardônio Rique Dias e Wagner Bandeira Andriola); Premiado como melhor trabalho em Avaliação Psicopedagógica no XXVI Encontro de Iniciação Científica (IC/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997. 2 Endereço para correspondência: Calle Chinchilla, 1, Piso 5º, Puerta 8, CEP 28013, Madrid, Espanha. E-mail: andriola@mixmail.com 3 Notação: e = erro de estimativa; za / 2 = valor absoluto dos limites da área na distribuição normal reduzida correspondente à confiança de 95%; n = tamanho da amostra utilizada no estudo; s 2 = valor máximo da variância na população. 4 Por respeito aos direitos autorais sobre a ESDM-P são apresentados apenas três exemplos de itens utilizados. . A estrutura fatorial da ESDM-P revelou que se trata de um instrumento bi-fatorial (dois fatores explicando 42% da variância total dos escores) com uma elevada precisão (

a =0,86) para mensurar a depressão infantil (Andriola, no prelo).

Procedimentos

O instrumento foi aplicado junto às professoras dos respectivos sujeitos, em horários pré-estabelecidos. As instruções necessárias foram dadas para que as professoras respondessem corretamente aos 22 itens constantes do instrumento. Cada professora tinha a liberdade de escolher os cinco ou seis alunos mais próximos a si, facilitando, assim, a resolução dos itens e tornando as informações mais fidedignas.

Resultados

A tabulação e digitação dos dados foi feita através do uso do pacote estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS for Windows 7.5). O escore final de cada sujeito foi obtido através do somatório das respostas fornecidas pelos professores, sendo que os itens 3, 4, 5, 6, 10, 11, 13, 15, 18, 19 e 20 foram invertidos, de modo a ficarem na mesma direção dos demais. Assim, tanto mais branda será a sintomatologia depressiva quanto menor for o escore obtido pelo sujeito observado utilizando-se a ESDM-P. Considerando-se a amostra total (N=345), os escores obtidos na ESDM-P variaram de 22 a 61 com média de 29,5 (dp=6,61), conforme apresenta a Figura 1 (cuja amplitude dos intervalos assume o valor 5).

Figura 1.
Distribuição dos Escores da ESDM-P

Observa-se que os valores mais freqüentes na amostra estudada estão no intervalo compreendido entre 25 e 30, ou seja, os valores que se encontram próximos da média amostral. Como o ponto de corte adotado eqüivale a dois desvios padrões acima da média (que resulta no valor 45) constatou-se que 3,9% das crianças investigadas obtiveram escores superiores a esse valor.

Tal resultado revelou que 13 crianças (3,9%) em idade pré-escolar têm sintomas indicativos de prevalência à depressão. Desses 13 casos seis são meninos e sete meninas. Embora alguns estudos indiquem a existência de diferenças entre os sexos, quanto ao fenômeno da prevalência à depressão infantil (Barbosa, Dias, Gaião & Di Lorenzo, 1996; Gouveia, Barbosa, Almeida & Gaião, 1995), na presente pesquisa não observou-se diferenças significativas entre os sexos (t=-0,28; gl=343; p>0,05).

Considerações finais

O dado de que 3,9% das crianças em idade pré-escolar, na cidade de Fortaleza, possuem prevalência à depressão, está na mesma faixa percentual encontrada pelos estudos da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (1996), de Dias e colaboradores (1996) e de Barbosa e colaboradores (1996), cujos valores flutuaram entre três e seis por cento.

Esses dados destacam a importância que assume o diagnóstico da depressão infantil, pois segundo a American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (1996, http://www.psych.med.umich.edu/web/aacap ), sem a ajuda necessária, danos graves podem vir a ocorrer na vida da criança, comprometendo a sua auto-estima, o desempenho escolar e os relacionamentos pessoais. Assim, estando a família ciente dos problemas que a depressão pode acarretar em crianças, principalmente quanto ao desenvolvimento cognitivo e emocional, terá a possibilidade de oferecer um tratamento precoce, evitando, dessa maneira, maiores comprometimentos no repertório de comportamentos.

Por último, ressalte-se que, apesar da ESDM-P, não servir como instrumento de diagnóstico da depressão infantil, poderá ser útil enquanto fornecedor de informações através de uma pessoa próxima à criança, no caso a sua professora. Além disso, há a possibilidade dos psicólogos e pedagogos utilizarem um instrumento de medida da depressão infantil válido para a realidade cearense, visto que os seus parâmetros métricos foram estabelecidos com uma amostra regional. Deve ser destacado que existem problemas quanto à identificação dos sintomas da depressão infantil, por pais e professores. Assim, é de suma importância a procura de um profissional competente, diante da suspeita de depressão, pois, se confirmado o diagnóstico, o mesmo poderá estar relacionado a problemas emocionais graves, que necessitam de um tratamento mais complexo.

Sobre os autores:

Wagner Bandeira Andriola é Professor do Mestrado em Avaliação Educacional, Faculdade de Educação (FACED/UFC) da Universidade Federal do Ceará, Doutorando em Métodos de Investigación, Diagnóstico y Medida para la Calidad Educativa (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Bolsista CAPES.

Luanna Rodrigues Cavalcante é Bolsista IC/CNPq da Universidade Federal do Ceará.

Recebido em 11.02.98

Primeira revisão em 06.05.98

Revisão final em 10.04.99

Aceito em 06.07.99

Exemplos de Itens da ESDM-P

Espaço Destinado à Caracterização do Aluno

Instruções

Abaixo são apresentados possíveis comportamentos emitidos por seus alunos no ambiente escolar, considerando as duas últimas semanas.

Por favor, marque com um "x", a opção correspondente a cada uma das afirmativas para o(a) aluno(a) citado(a) acima:

  • Adánez, A.M. (1995). El diagnóstico infantil de la depressión mediante el test 16PF, para su uso en selección de personal. Avaliaçăo Psicológica: Formas e Contextos, 3, 117-122.
  • Amaral, V.L.A.R. & Barbosa, M.K. (1990). Crianças vítimas de queimaduras: um estudo sobre a depressăo. Estudos de Psicologia, 7, 31-59.
  • Andriola, W.B. (no prelo). Adaptaçăo para Fortaleza da Escala para Avaliaçăo da Depressăo Infantil em Pré-Escolares (ESDM-P). Psicologia: Teoria e Pesquisa
  • Andriola, W.B. (1996). Avaliaçăo psicológica no Brasil: consideraçőes a respeito da formaçăo dos psicólogos e dos instrumentos utilizados. Psique, 8, 98-108.
  • Andriola, W.B. (1995). Os testes psicológicos no Brasil: Problemas, pesquisas e perspectivas para o futuro. Em L.S. Almeida & I.S. Ribeiro (Orgs.), Avaliaçăo psicológica: Formas e contextos (pp.77-82). Braga: Associaçăo dos Psicólogos Portugueses.
  • Barbosa, G. A., Dias, M. R., Gaiăo, A. A. & Di Lorenzo, W. F. (1996). Depressăo infantil: Um estudo de prevalęncia com o CDI. Infanto, 3, 36-40.
  • Barbosa, G. A. & Lucena, A. (1995). Depressăo infantil. Infanto, 2, 23-30.
  • Barreto, A. (1993). Depressăo e cultura no Brasil. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 42 (supl.), 13S-16S.
  • Conboy, J. (1995). A estimativa da magnitude do N de uma amostra Aveiro: Cidine.
  • Dias, M.R., Barbosa, G.A., Gaiăo, A.A. & Di Lorenzo, W.F. (1996). Parâmetros psicométricos da ESDM-P. Manuscrito năo publicado. Joăo Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
  • Domčnech, E. & Polaino-Lorente, A. (1990). La escala ESDM-P como instrumento adicional en el diagnóstico de la depresión infantil. Revista de Psiquiatria, 17, 105-113.
  • Gouveia, V.V., Barbosa, G.A., Almeida, H.J.F. & Gaiăo, A.A. (1995). Inventário de depressăo infantil - CDI: Estudo de adaptaçăo com escolares de Joăo Pessoa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 44, 345-349.
  • Lopes, J.A., Machado, M.L., Pinto, A.M., Quintas, M.J. & Vaz, M.C. (1994). Avaliaçăo de distúrbios de comportamento em crianças de idade pré-escolar. Em L.S. Almeida & I.S. Ribeiro (Orgs.), Avaliaçăo psicológica: Formas e contextos (pp.209-226). Braga: Associaçăo dos Psicólogos Portugueses.
  • Milavic, G. (1985). Do chronicalle ill and handicapped children become depressed? Developmental Medicine & Child Neurology, 27, 675-685.
  • Moreira, M.S. (1996). A psicose maníaco-depressiva na infância e na adolescęncia. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 45, 69-74.
  • Nissen, G. (1983). Dépressions de lenfance et de ladolescence. Triangle, 23, 43-50.
  • Shaver, P.R. & Brennan K.A. (1992). Measures of depression and loneliness. Em J.P. Robinson, P.R Shaver & L.S. Wrightsman (Orgs.), Measures of personality and social psychological attitudes New York: Academic Press.
  • Trompieri Filho, N., Nóbrega, A. M. V. & Andriola, W. B. (1995). Análise métrica da ficha de avaliaçăo docente utilizada na Universidade Federal do Ceará. Educaçăo em Debate, 17-18, 91-94.

Anexo A 

  • (3 1 Pesquisa conjunta realizada entre o Laboratório de Pesquisas em Avaliação e Medida Psico-Educa-cional (LABPAM/UFC) e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (sob a coordenação local dos Professores Mardônio Rique Dias e Wagner Bandeira Andriola); Premiado como melhor trabalho em Avaliação Psicopedagógica no XXVI Encontro de Iniciação Científica (IC/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997. 2 Endereço para correspondência: Calle Chinchilla, 1, Piso 5º, Puerta 8, CEP 28013, Madrid, Espanha. E-mail: andriola@mixmail.com 3 Notação: e = erro de estimativa; za / 2 = valor absoluto dos limites da área na distribuição normal reduzida correspondente à confiança de 95%; n = tamanho da amostra utilizada no estudo; s 2 = valor máximo da variância na população. 4 Por respeito aos direitos autorais sobre a ESDM-P são apresentados apenas três exemplos de itens utilizados. ) obtém-se um erro de 2,64% da escala de proporção, ou seja,
  • 1
    Pesquisa conjunta realizada entre o Laboratório de Pesquisas em Avaliação e Medida Psico-Educa-cional (LABPAM/UFC) e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (sob a coordenação local dos Professores Mardônio Rique Dias e Wagner Bandeira Andriola); Premiado como melhor trabalho em Avaliação Psicopedagógica no XXVI Encontro de Iniciação Científica (IC/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997.
    2
    Endereço para correspondência: Calle Chinchilla, 1, Piso 5º, Puerta 8, CEP 28013, Madrid, Espanha.
    E-mail:
    3
    Notação:
    e = erro de estimativa;
    za / 2 = valor absoluto dos limites da área na distribuição normal reduzida correspondente à confiança de 95%;
    n = tamanho da amostra utilizada no estudo; s
    2 = valor máximo da variância na população.
    4
    Por respeito aos direitos autorais sobre a ESDM-P são apresentados apenas três exemplos de itens utilizados.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Dez 1999
    • Data do Fascículo
      1999

    Histórico

    • Aceito
      06 Jul 1999
    • Recebido
      11 Fev 1998
    • Revisado
      06 Maio 1998
    Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
    E-mail: prc@springeropen.com