Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A revista Psicologia Reflexão e Crítica entrega a seus assinantes e à comunidade científica, pela primeira vez em sua história, um terceiro número no mesmo ano. A revista é, tradicionalmente, semestral, mas a partir de 1998, pretende editar a cada ano um número especial. Essa decisão representa um desafio, ainda que tímido, de tornar a revista quadrimestral. E certamente, uma provocação para que sejam disponibilizados recursos para a edição de três números anuais. Esses números serão preferencialmente temáticos, organizados por um Editor Convidado. Os pesquisadores da comunidade científica, em geral, de todos os países nos quais a revista é distribuída, podem apresentar suas propostas para a Comissão Editorial, respeitando as normas da revista.

Lançar um número especial sobre Iniciação Científica caracteriza um desafio e uma provocação. Sabe-se que os estudantes de Iniciação Científica circulam por gabinetes de pesquisadores no Brasil inteiro e que sua colaboração nas pesquisas é, muitas vezes, indispensável. Por que não desafiá-los a mostrar o seu trabalho em forma de publicação? Por que não provocar a ciência da Psicologia no Brasil a conhecer suas idéias? Este número especial revela a potencialidade do trabalho integrado de estudantes de Iniciação Científica e de seus orientadores. E mais, pela primeira vez, na história das publicações científicas brasileiras torna esse acontecimento em realidade.

E como qualificar um convite a um Grupo PET/CAPES para editar uma revista científica? Outra vez como desafio e provocação. Foi um desafio a estudantes diferenciados, para despertar o gosto e interesse pela publicação, compartilhar com eles cada momento do processo editorial, o contato com autores, consultores, conselheiros, ver a revista saindo da gráfica para os leitores como uma realização! Provocação? Mostrar mais uma vez, para aqueles que por desventura ainda não estejam convencidos, a importância do Programa PET/CAPES, sua competência e então dar a eles o merecido prestígio. Os últimos anos tem atemorizado tutores, estudantes, professores colaboradores e simpatizantes com a ameaça constante de extinção do programa.

Este número especial, organizado e editado pelo Programa PET-Psicologia da UFRGS revela a dedicação e competência desse grupo. Agradecemos a todo o grupo, e em especial à Professora Denise Ruschel Bandeira e à bolsista Fernanda Menna Barreto Krum pelo trabalho realizado que agora entregamos para nossa comunidade científica.

Sílvia Helena Koller

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jan 2002
  • Data do Fascículo
    1998
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com