Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

O Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial reúne-se, mensalmente, desde setembro de 1994. Participam dele pesquisadores da educação especial com o intuito de coletivamente analisar questões pertinentes à educação. Essas reuniões constituem-se de momentos de estudo, reflexão, produção e socialização dos trabalhos de pesquisa. Dentre essas atividades, o grupo iniciou, em 1995, um levantamento das produções científicas realizadas nas universidades e instituições de educação especial da região.

Nesses encontros surgiu a oportunidade de organizarmos um novo número sobre educação especial nos Cadernos Cedes. Tomada a decisão, divulgamos esse propósito em universidades e instituições de reconhecido trabalho em educação, convidando os profissionais a divulgar/socializar seu trabalho através de artigos a serem publicados neste caderno. Recebemos vários textos e selecioná-los foi tarefa difícil, porém tínhamos um limite de espaço que precisava ser mantido. Assim, procuramos reunir artigos que discutem desde a política educacional e a formação do educador até questões mais pontuais relacionadas aos diferentes enfoques em educação especial.

Abrindo este número, temos o artigo do professor Júlio Romero Ferreira trazendo o debate sobre a nova LDB e a educação especial. É importante lembrar que o Cadernos Cedes nº 23 que trata da educação especial, publicado em 1989, surgiu exatamente entre a efervescência que vivíamos, suscitada pelos debates de propostas a serem encaminhadas à Assembléia Constituinte, e a discussão da necessidade de uma nova LDB.

O artigo da professora Mônica Kassar se propõe a discutir algumas implicações do pensamento neoliberal na educação especial, abordando aspectos relativos à regulamentação dos serviços públicos e privados de atendimento nesse setor.

A professora Maria Teresa Cartolano tece reflexões sobre a formação do educador no curso de pedagogia a partir de uma experiência concreta de reformulação de curso vivenciada na Faculdade de Educação da Unicamp.

Temos três artigos versando sobre a surdez. A atual preocupação nessa área foi evidenciada pelo grande número de textos encaminhados para apreciação. O professor José Geraldo Bueno procura analisar a relação entre a surdez, a linguagem e a cultura; a professora Regina Maria de Souza busca problematizar a práxis pedagógica de ensino bilíngüe para surdos com base na concepção bakhtiniana de linguagem, e a professora Cristina Lacerda reflete sobre a história da educação dos surdos, focalizando as implicações do oralismo, a comunicação total e o bilingüismo como propostas educacionais.

Fechando este caderno, seguem os artigos das professoras Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Teresa Eglér Mantoan que, discutem a educação especial, respectivamente, na área da deficiência física e da deficiência mental, considerando questões relativas à inserção do aluno deficiente no ensino regular.

De formas diferentes, todos os professores do Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial se envolveram na concretização desta publicação. Porém, não poderíamos deixar de destacar as contribuições dos professores: Ana Maria Torezan, Júlio Romero Ferreira, Lucia Helena Reily e, em particular, da professora Gilberta Jannuzzi.

Acreditamos que esta publicação traga novos elementos para o debate sobre a educação no Brasil.

Maria Inês Bacellar Monteiro*

* Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Unimep.

Katia Regina Moreno Caiado**

** Professora da Faculdade de Educação-Puccamp e do Cepre-Unicamp.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2001
  • Data do Fascículo
    Set 1998
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br